Comissão Própria de Avaliação

O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), instituído pela Lei Federal nº 10.861/2004 que abrange todas as instituições de educação superior do país e engloba três processos diferenciados de avaliação, a saber: a) Avaliação das Instituições de Ensino Superior (AVALIES), que é composta pela auto-avaliação e avaliação externa; b) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG); Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A auto-avaliação institucional constitui um componente central que confere estrutura e coerência ao processo avaliativo que se desenvolve nas IES, integrando todos os demais componentes da avaliação institucional, entendendo-se auto-avaliação como um processo cíclico, criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. O seu caráter diagnóstico e formativo de auto conhecimento deve permitir a reanálise das prioridades estabelecidas no Projeto Político Institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas.

A prática da auto-avaliação como um processo permanente e contínuo é um forte instrumento de construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação na instituição, com a qual a comunidade interna se identifique e se comprometa. O seu caráter formativo deve permitir o aperfeiçoamento, tanto pessoal (dos docentes, discentes e técnico-administrativos) quanto institucional, pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência, devendo, ainda, inserir a participação da comunidade externa.
O processo de auto-avaliação deve:
a) Apreender o universo institucional em sua complexidade, por isso abrange diferentes dimensões e agentes;
b) Ser construído coletivamente com os sujeitos internos e externos que integram a instituição de ensino superior, buscando o aperfeiçoamento de práticas;
c) Respeitar os objetivos da avaliação formativa, a saber:

• Produzir conhecimento;
• Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
• Identificar as causas de problemas e deficiências;
• Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
• Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
• Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
• Prestar contas à sociedade;
• Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.

 


INESUL - Avenida Duque de Caxias, 1295 - Jardim Londres - Londrina - Paraná 
© 2007 - INESUL - Todos os Direitos Reservados